O valor do relacionamento e da intimidade nas vendas

Crenças Críticas de um Vendedor Confiante
09/07/2020

Às vezes, nos negócios, podemos estar tão preocupados em perseguir novos clientes e oferecer-lhes ofertas sensacionais para atraí-los, que negligenciamos os clientes fiéis que já temos.

De fato, cuidar das relações com os clientes é vital para construir o seu negócio. Se as pessoas ficarem satisfeitas com o seu serviço, elas não apenas voltarão para obter mais, mas também terão a capacidade de se tornarem defensoras da sua marca, trazendo mais clientes à sua porta sem que você precise fazer o trabalho duro. Simples, certo?

1. SINTA-SE AGRADÁVEL AO NEGOCIAR

Parece óbvio, mas na economia global de hoje pode ser fácil esquecer que fundamentalmente as pessoas fazem negócios com elas. E as pessoas só querem negociar com você se gostam de você (ou pelo menos se não gostam de você!). Se as pessoas o acharem difícil ou abrasivo, elas irão para outro lugar. Simples. Quando você está pensando em como reter clientes, a melhor maneira é ser aberto, honesto e transparente em tudo que faz. É um método poderoso, e não é difícil de fazer.

Por que não implementar uma estratégia de atendimento ao cliente para garantir que todos que entrem em contato com seus clientes os tratem da mesma maneira educada e respeitosa?

2. FAÇA O QUE VOCÊ DIZ QUE VAI FAZER

Levando a questão da confiabilidade um passo adiante. Se você concordar com um prazo ou entrega com um cliente, certifique-se de cumpri-lo. Obviamente, há momentos em que as coisas dão errado – a vida é assim. Mas, à primeira vista, de não conseguir atender às expectativas, informe ao cliente a situação e faça um plano para que ele saiba que você está fazendo tudo ao seu alcance para colocar as coisas de volta nos trilhos. Você pode até achar que seu relacionamento com seu cliente se torna mais forte como resultado, pois eles confiarão que você será honesto com eles no futuro.

3. RESOLVA PROBLEMAS COM RAPIDEZ E EFICIÊNCIA

Você já ouviu esse familiar dizer “o cliente está sempre certo”, certo? E embora, na realidade, nem sempre acreditemos nisso, às vezes vale a pena sorrir, acenar educadamente, morder a língua e oferecer esse gesto de boa vontade de qualquer maneira. Porque muitas vezes as implicações de não fazer isso são muito mais demoradas e caras do que valem a pena. Mantenha o relacionamento com o cliente pensando no quadro geral quando estiver lidando com situações pontuais.

4. OUÇA SEUS CLIENTES

Estejam eles retornando um serviço recente, informando sobre um problema que tiveram ou apenas oferecendo idéias para melhorar, mantenham o relacionamento com os clientes ouvindo realmente o que seus clientes estão dizendo. Não é o que você acha que eles estão dizendo! Quando estiver conversando com um cliente, ignore as distrações e processe cuidadosamente o que ele está dizendo antes de oferecer uma resposta bem pensada.

5. FAÇA TUDO POR ELES, NÃO PARA VOCÊ

As pessoas não se importam com você, se importam consigo mesmas e, portanto, conversar sobre si o tempo todo pode ser uma grande mudança, portanto, mantenha o foco em seus clientes. Diga a eles como você pode atender às necessidades específicas deles e certifique-se de fazer o possível para realmente fazê-lo. Ou melhor ainda, pergunte a eles o que eles gostariam de você.

O software de análise de vendas, como Negocie, permite que você aprenda mais sobre seus clientes e armazene essas informações de maneira facilmente acessível e reportável. Isso permitirá que você envie ofertas especialmente direcionadas e recupere ofertas anteriores sempre que seu cliente ligar. Assim, você pode manter um bom relacionamento com os clientes e mantê-los se sentindo especiais, fazendo tudo por eles.

6. MANTENHA CONTATO REGULAR

Boletins informativos criados com cuidado ou e-mails regulares que compartilham dicas e ofertas úteis de maneira amigável podem ajudar seus clientes a sentir que estão conhecendo você melhor, o que faz parte da batalha quando você procura fortalecer ou manter o relacionamento com os clientes.

Entrar nas caixas de entrada das pessoas regularmente não apenas oferece a oportunidade de oferecer acordos ou recompensas por costumes leais, mas também significa que você permanecerá na vanguarda de suas mentes. Portanto, quando eles precisarem dos seus serviços novamente ou quando outra pessoa pedir uma recomendação, seu nome estará na ponta da língua. 

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